Quer saber como escolher as melhores VPNs gratuitas para o Windows? Então, confira esse artigo! Nós analisamos 12 serviços para trazer uma lista completa que tenha como aliado segurança e velocidade. Aproveite!
O que não faltam são VPNs de graça sendo divulgadas na internet, mas quais são de fato confiáveis e seguras, para que você possa utilizar tranquilo, sem sofrer o risco de ter os dados roubados?
Nós analisamos cada uma para trazer as mais indicadas para o sistema operacional do Windows, sempre com foco na velocidade, na qualidade da imagem e na segurança de dados.
Mas antes, vale alertar que é importante ter sempre cuidado com a publicidade “VPN grátis”. As mais bem avaliadas farão a limitação de dados, largura de banda e a velocidade, mas podem deixar rastros e sem cobertura total dos seus dados no momento da navegação.
Caso você não queira arriscar, é sempre uma boa escolha a NordVPN. Segura, rápida e ilimitada, essa VPN possui 30 dias de teste grátis, para você poder escolher com calma se prefere pagar ou usar uma gratuita mesmo.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo e conheça as 12 melhores VPNs grátis para Windows. Aproveite!
Quais as vantagens e desvantagens usar uma
A principal vantagem de se usar uma VPN, sendo gratuita ou não, é a segurança. Por usar criptografia dos dados, a navegação se torna mais confiável e segura, independente do local e qual rede for acessada.
Outro item importante é a privacidade. O uso do software no ambiente do trabalho, por exemplo, dá acesso ao indivíduo apenas ao que é do interesse dele, sendo os dados mais confiáveis e seguros.
O terceiro ponto relevante para uso da VPN é o acesso remoto que facilita que você ingresse de qualquer lugar do mundo, facilitando o trabalho e navegação.
Por fim, tem a questão do custo, por essa ferramenta ser significativamente mais barata que outras plataformas de segurança.
Já o primeiro problema enfrentado ao usar VPNs gratuitas são as limitações, como conexões lentas, limite de uso de dados e restrição de servidores.
Um grande risco é fazer uma opção por uma VPN gratuita é que muitas não dão permissão para fazer streaming, não servindo por exemplo para assistir ao Netflix, por ter uma velocidade de conexão extremamente baixa, além de impossibilitar enviar e baixar torrents. Ou seja, a sua experiência como cliente se torna frustrante.
O grande risco ainda de um serviço gratuito é que podem roubar as suas informações e vender para terceiros, como muitos usuários relatam nos sites especializados em tecnologia. Foi descoberto também por profissionais de segurança, que é possível que seja instalado um malware e com isso inserido rastreadores em seu dispositivo.
Então uma grande questão é colocada em discussão: o uso da VPN não é para dar segurança ao usuário no momento da navegação? Por isso é importante estar atento às análises de especialistas que indicam quais de fato são confiáveis.
TOP 12 de VPNs Grátis para Windows- Guia rápido
- NordVPN: VPN premium que traz uma das melhores avaliações do mercado de tecnologia, com 30 dias de teste grátis. Este software desbloqueia de forma rápida servidores de streaming, além de trazer conexão em até 6 dispositivos de forma simultânea.
- HotspotShield: VPN com criptografia de nível militar, rápida e confiável, possui a política antilogs (no-logs policy) que protege seu histórico de buscas de invasão de terceiros.
- TunnelBear: Serviço livre de anúncios, o que garante interrupções mínimas durante a sua navegação. Ótima ferramenta para quem está começando agora no mundo das VPNs.
- Windscribe: Possui bloqueador de anúncios e malware embutido, além de recursos de segurança premium e 10 GB de dados grátis mensalmente.
- ProtonVPN – Oferece proteção contra vazamento de DNS, com permissão de até 10 dispositivos conectados ao mesmo tempo, além de oferecer dados e largura de banda ilimitados.
- PrivateVPN – VPN premium com 7 dias de teste grátis, desbloqueia o Netflix dos EUA com altas velocidades.
- OperaVPN – É uma extensão de navegador Opera, precisando usar este navegador quando a VPN estiver conectada, e infelizmente não possui desbloqueador para serviço de streaming do Netflix.
- Hide.me – Sistema que traz suporte a P2P (Peer-to-Peer), com 1.400+ servidores para conexão. Tem inserido o kill switch, além de criptografia criptografia AES-256.
- Betternet – Tem 50 servidores para conexão espalhados em 10 países, sendo disponível em todas as plataformas.
- Speedfy – Possui a encriptação ChaCha combina segurança e velocidade, além de oferecer 2 GB de dados gratuitos para navegação.
- VPNBook – Disponibiliza dados de navegação ilimitados, juntamente com uma criptografia AES com opções de serviços PPTP e OpenVPN.
- ExpressVPN – Com uma conexão em mais de 90 países, possui kill switch, além de ter acesso em 5 dispositivos de forma simultânea.
Como se conectar a VPN no Windows 10
Para começar, você vai precisar ter um perfil para uso de VPN no seu computador. Caso não tenha ainda, você vai criar a conta, seja para uso pessoal ou profissional.
– Para uso profissional
Vá até as configurações de VPN ou um aplicativo de VPN no site interno (intranet) da empresa, enquanto estiver trabalhando, para que este serviço proteja os seus dados na navegação. Caso não encontre, peça suporte ao time responsável pela área de tecnologia e afins.
– Para uso pessoal
Aqui você vai visitar o site da Microsoft Store para verificar se há um aplicativo específico para VPN. Em seguida, analise configurações de conexão de VPN.
1º Crie um perfil de VPN
- Selecione o botão iniciar > configurações > rede e internet > VPN > adicionar uma conexão VPN.
- Em seguida, vá até o provedor VPN e escolha o windows. Na opção “nome da conexão” insira um nome que você reconhecerá toda vez que fizer a conexão. Depois de criada, em endereço do servidor, insira o endereço da VPN que irá usar.
- O passo seguinte é o tipo de informações de entrada, onde será feita a escolha das credenciais a serem usadas (pode ser um nome de usuário ou senha.
- Selecione salvar.
- Caso você precise editar as informações de conexão VPN ou especificar outras configurações, escolha a conexão VPN e, em seguida, vá até as opções avançadas.
2º Conecte-se a uma VPN
Agora chegou o momento de fazer a conexão funcionar.
- Siga para o canto direito da barra de tarefas e selecione o ícone de rede.
- Selecione a conexão VPN escolhida para usar. Se o botão conectar for exibido em conexão VPN, selecione conectar, mas se a opção VPN em configurações for aberta, selecione a conexão VPN e, em seguida, selecione conectar.
- Caso seja solicitado, insira seu nome de usuário e uma senha ou outras informações de entrada necessárias. Quando conectada, o nome da conexão VPN fará a exibição da confirmação de que foi conectado abaixo dele.
VPNs gratuitas indicadas para Windows
1. NordVPN
- Disponibiliza mais de 5.390 servidores
- Dados e largura de banda ilimitados com velocidade de conexão ultrarrápidas
- Desbloqueia Netflix EUA, Hulu, BBC iPlayer, HBO GO, Amazon Prime Video e mais
O NordVPN usa alguns dos recursos de segurança mais avançados, com proteção contra vazamento de DNS (DNS leak protection) e kill switch automático, e criptografia de 256 bits.
É um serviço premium, mas oferece 30 dias de teste com reembolso. Você pode desbloquear conteúdo a partir de mais de 60 localizações. Além de oferecer alguns dos recursos de segurança mais avançados como o kill switch, proteção contra vazamento de DNS (DNS leak protection) e ainda uma criptografia de 256 bits.
O NordVPN possui uma configuração avançada que encobre os dados de quem estiver navegando com ela, além de fazer o desbloqueio de mais de 400 sites pelo mundo, ao fazer o contorno geográfico.
Além de possui mais de 5.390 servidores, o NordVPN traz o recurso de segurança que bloqueia de forma automática anúncios (CyberSec), e uma criptografia derobusta com 2.048bits. Conta com uma extensão de proxy para o Firefox e Chrome.
NordVPN é ideal para fazer o desbloqueio de ferramentas como a HBO, Netflix, BBC, entre outros, podendo o usuário ter acesso a 6 dispositivos ao mesmo tempo.
Veja a avaliação técnica do NordVPN.
2. Hotspot Shield
- Encriptação de nível militar
- Possui versão premium e gratuita
- Funciona nos windows 10, 8, 7, XP e Vista
O Hotspot Shield possui 500 MB de dados para você usar de forma diária, tendo transmissões de 40 minutos, aproximadamente.Essa VPN usa proteção de dados com uma criptografia de 256 bits e kill switch.
Na opção de pacote gratuito, você não conseguirá assistir a programas de TV em HD e filmes da Netflix, ou de outros serviços de streaming de mídia, devido ao limite de dados aplicados na VPN.
Ainda na versão de uso gratuito, é possível ter acesso somente a um servidor nos EUA. No caso de ser feito uma escolha de pacote pago, você terá dados ilimitados com o desbloqueio de 3.200+ servidores em 70+ países.
Vale lembrar ainda que nesta versão sem custos, também são exibidos anúncios durante a navegação. Como é informado no site da VPN, no campo de política de privacidade, os anúncios são fornecidos pelo Google. E não possui o kill switch, então caso a sua conexão caia, você tem o risco de ter os dados expostos.
É possível ter acesso a 5 dispositivos simultâneos com a Hotspot Shield e ainda conseguir desbloquear os serviços do Netflix, Youtube, Hulu e Kodi.
Saiba mais sobre o serviço do Hotspot Shield.
3. TunnelBear
- Mantém política antilogs
- 500 MB de dados grátis por mês
- Possui 2 recursos adicionais de segurança
O TunnelBear possui uma interface de uso bem fácil. Sua versão grátis oferece 500 MB de dados por mês. Não é o suficiente para fazer aquela maratona do seu seriado favorito, mas oferece qualidade para streaming significativa.
Essa VPN oferece três tipos de pacotes que estão entre um gratuito, um mensal e um pacote anual. Eles permitem até cinco dispositivos em conexão simultânea com uma troca entre servidores disponíveis em 20 países.
Podendo desbloquear sites de streaming como Netflix e Hulu, o TunnelBear é compatível com a maioria dos navegadores. Traz ainda uma criptografia elevada de 256 bits e mantém uma política antilogs garantindo uma navegação segura.
Infelizmente essa VPN não permite downloads P2P e torrent nos testes realizados pelos profissionais da área de tecnologia.
Há também recursos de segurança extras nessa VPN como o GhostBear e o VigilantBear. O GhostBear adiciona uma camada extra de segurança a toda a navegação de dados, deixando-os criptografados, e o VigilantBear é um kill switch já incorporado. Um aspecto importante a ser notado é que apesar do TunnelBear possuir sede no Canadá, país integrante da Aliança chamada “Cinco Olhos”, ele não armazena logs de suas atividades de navegação, e com isso não tem como repassar dados ou informações de navegação do usuário.
O suporte só funciona 24/7 para quem usa a versão paga, para a versão gratuita é feito por e-mail e a resposta demora em média 6h.
Veja a nossa avaliação detalhada da VPN.
4. Windscribe
- 30 dias de garantia de uso gratuito
- Bloqueador de anúncios e malware embutido
- 10 GB de dados grátis por mês
Apontada como uma das VPNs com interfaces mais simples para uso, a Windscribe disponibiliza 10 GB de dados grátis por mês e acesso com mais de 530 servidores espalhados em mais de 50 países.
A VPN ainda faz uma proteção à suas informações pessoais e dados de navegação através do uso de criptografia de 256 bits e kill switch, mantendo uma rigorosa política antilogs (no-logs policy), que inclui um bloqueador de anúncios automático e malware embutido no app ou site.
São oferecidas das duas versões, paga ou gratuita, dois modos de navegação como o Stealth e o modo Wstunnel, que são capazes de contornar a maior censura governamental como da China.
Porém, um ponto negativo da Windscribe é que no pacote gratuito, você não conseguirá fazer o desbloqueio de serviços como do Netflix e HBO. Se você quiser fazer streaming precisará de uma assinatura premium para se conectar ao servidor chamado pela plataforma de ‘Windflix’.
Nessa VPN pode-se fazer o tunelamento dividido de dados O usuário pode utilizar o recurso de tunelamento dividido, quando as informações são inseridas dentro de pacotes para proteger de vazamentos durante a navegação pela VPN.
São ainda oferecidos recursos de extensão de navegadores para manter ainda mais os dados de conexão seguros. Entre eles estão o Bloqueio de anúncios, Double Hop (oferece a possibilidade de fazer proxy na sua conexão por meio de dois servidores na rede Windscribe) e ainda a opção de fazer a alteração de fuso horário o do servidor, maquiando assim o horário real onde o usuário se encontra.
Veja a análise completa da Windscribe.
5. ProtonVPN
- Dados de navegação ilimitados
- Possui proteção de vazamento de DNS
- Possui Kill Switch
A ProtonVPN usa uma criptografia de 256 bits, além dos protocolos OpenVPN e IKEv2/IPSec e ainda oferece acesso a quase 700 servidores.
Com um recurso de segurança avançado chamado de perfect forward secrecy, a Proton garante que suas chaves de sessão não sejam comprometidas.
Com sede na Suíça, essa VPN não faz registro de suas atividades de navegação, além de estar em um país amigável à privacidade também está localizado fora da jurisdição da Aliança 5/9/14 Olhos, chamada de Cinco Olhos.
Também possui uma tecnologia com nível elevado de segurança que defende o usuário de ataques de hackers, como o Secure Core. O ProtonVPN faz ainda o desbloqueio de catálogos de filmes e seriados do Netflix entre outros serviços de streaming.
Infelizmente no pacote gratuito, o ProtonVPN disponibiliza suporte ao cliente através de e-mail ou por meio de seu sistema de ticket, no app. Para quem faz a opção do serviço premium, a VPN oferece garantia de reembolso de 30 dias.
Com o ProtonVPN pode ser feito o desbloqueio também de serviços como o Hulu, Amazon Prime Video e YouTube.
Fique por dentro do desempenho da ProntonVPN.
6. PrivateVPN
- Possui Kill Switch
- Desbloqueia o Netflix EUA
- Acesso simultâneo até 6 dispositivos
A PrivateVPN é um serviço premium que oferece teste de forma gratuita por para avaliação de 7 dias. Ela tem 30 servidores e suporta até 6 dispositivos conectados ao mesmo tempo.
Nessa VPN o usuário pode solicitar um endereço de IP público ou compartilhado, levando em consideração as suas necessidades, junto com a proteção contra vazamento e criptografia de 2.048 e 256 bits. Traz ainda o kill switch, deixando ainda mais garantido a sua proteção e privacidade.
Possui uma rigorosa política de segurança de dados, com antilogs além de ter permissão para baixar e enviar torrents em como suporte ainda para P2P.
É uma ótima opção para transmitir o Netflix, Amazon Video e Hulu, pois conta com velocidades indesejáveis e extremamente confiáveis com servidores designados para esse serviço de streaming.
O PrivateVPN presta serviço de suporte via chat, em tempo real, ou através de um formulário Web que você preenche e envia para os responsáveis.
Para os amantes do streaming, essa VPN possibilita o desbloqueio do Netflix, HBO, Hulu, Amazon Prime, Hotstar e BBC iPlayer.
Confira cada detalhe da avaliação do Private VPN por parte de usuários e profissionais.
7. Opera VPN
- Dados grátis ilimitados
- Fácil de instalar
- Servidores em cinco localizações globais
Mesmo que esta seja uma VPN gratuita, avaliamos como muito rápida e confiável, e já está integrado em seu navegador. O Opera VPN já vem pré-instalado no seu navegador como uma extensão, pronto para ser usado assim que você fizer a ativação no menu de extensões.
Um lado negativo dessa VPN: por ser uma extensão de navegador, ele não vai conseguir fazer a proteção ideal dos dados que forem transmitidos fora do Opera.
Apesar de ser a VPN com a velocidade mais lenta da nossa lista, é oferecida uma largura de banda ilimitada de maneira gratuita.
Além de contar com cinco países onde o Opera possui servidores: EUA, Canadá, Alemanha, Cingapura e Holanda, mas infelizmente, o usuário não consegue escolher o servidor específico, apenas o continente.
Com mais de 1.000 extensões o Opera vem com criptografia de 256 bits, mas conta apenas com acesso a 1 dispositivo no momento da navegação.
Também não conta com um suporte ao cliente que atenda as necessidade de forma imediata. O contato do usuário é através e-mail ou telefone.
Opera VPN permite o desbloqueio do Netflix e Youtube.
Saiba mais sobre essa VPN.
8. Hide.me
- Mais de 1.400 servidores
- Política antilogs (no-logs policy)
- Até 10 dispositivos conectados simultaneamente
O Hide.me é uma VPN veloz, segura e transparente. Conta com mais de 1.400 servidores distribuídos por mais de 50 países. Ele inclui também o kill switch e usa criptografia de 256 bits. Como possui uma rigorosa política antilogs (no-logs policy), não deixa nenhum registro armazenado do histórico da sua navegação.
O serviço usa um leque diversificado de protocolos como: IKEv2, PPTP, L2TP, IPSec, OpenVPN, Softether, SOCKS e SSTP.
Permite até 10 conexões simultâneas, o serviço é compatível com vários dispositivos,como o Android, iOS, macOS, roteadores, Windows, Windows Phone, Chrome, Firefox, BlackBerry e Amazon Fire Stick.
O Hide.me não é a VPN mais indicada para quem deseja fazer uso para serviços de streaming como o Netflix, mas ele permite o compartilhamento de torrents e P2P na maioria de seus servidores localizados, com uma limitação de 2GB, ao mês, para o pacote gratuito.
Outra grande novidade é o recurso de tunelamento dividido (split tunneling) que o Hide.me traz em seus apps. Isso dá a permissão aos usuários para que eles possam escolher quais apps vão rotear seu tráfego e quais serão vao fazer o direcionamento dos servidores do provedor de internet que estiver usando.
O Hide.me dá a garantia de reembolso de 30 dias para experimentar seu serviço premium.Com essa VPN você consegue desbloquear o YouTube e o Kodi.
Confira a avaliação detalhada do Hide.me aqui.
9. Betternet
- Possui proteção contra vazamento de DNS
- Possui política antilogs
- 500 MB de dados grátis por dia
O Betternet além de estar disponível em todas as plataformas, oferece cerca de 500 MB de dados grátis que são reiniciados a cada 24 horas. Com uma rigorosa política de antilogs (no-logs policy), ele tem uma criptografia de 256 bits.
Entretanto, a VPN traz um ponto negativo: ela compartilha algumas informações gerais do usuário com terceiros, na versão do pacote gratuito. Ou seja, esse pacote exibe anúncios por meio do uso da plataforma de anúncios do Google que compartilha sua localização aproximada com o Google, e assim são exibidos anúncios relevantes.
Localizada emum dos países da Aliança 5/9/14 Olhos (5/9/14-Eyes Alliance), mais precisamente nos EUA. Porém, em seu site, a política de privacidade da empresa afirma que não armazena nenhum log de atividades de navegação, tranquilizando os usuários.
Essa VPN não desbloqueia o Netflix ou o Hulu com a conta grátis, apenas o Youtube, mas possui conexões P2P.
Dê a sua avaliação também.
10. Speedfy
- Possui mais de 200 servidores
- Tem conexões com a tecnologia de ligação de canais (Ethernet bonding)
- Possui a encriptação ChaCha
A VPN Speedfy usa tecnologia para acelerar a conexão de navegação com a ligação de canais (Channel bonding), fazendo isso através do seu direcionamento do tráfego para conexões separadas, mas feitas ao mesmo tempo. Porém, essa VPN usa o dobro de dados de navegação da rede móvel ou do Wi-Fi.
De acordo com a nossa análise, o Speedfy passou em todos os testes de vazamento de DNS. Ou seja, ele oculta de fato o endereço de IP da sua máquina para proteger a sua privacidade e permitir desbloquear conteúdos online contornando os bloqueios geográficos que foram feitos em alguns países, impedindo assim a sua exibição.
Com a política antilogs, e com a encriptação baseada no fluxo, o ChaCha, a atividade online passa a ficar muito mais segura e claro, anônima. Além de possuir kill switch para dar ainda mais segurança na navegação, o Speedfy possui a sua sede nos EUA.
Essa VPN disponibiliza o uso de até 5 dispositivos ao mesmo tempo e você pode pedir o reembolso após 30 dias de uso.
11- VPNBook
- Localização virtual em 6 países
- Desenvolvido com a mesma tecnologia da OpenVPN
- Dados ilimitados
Com encriptação de 128 e 256 bits e dados ilimitados de navegação, o VPNBook possui opções de conexões OpenVPN e PPTP, com ainda servidores nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Polônia e Reino Unido,
Mesmo retendo logs de conexão por um tempo, a empresa informa não coletar nenhuma atividade de logs.
Essa VPN não oferece aplicativos para dispositivos, ficando atrás de outros serviços já mencionados aqui. Porém na versão gratuita, além de ser usada para fazer contornos em conteúdos censurados ainda permite o uso do torrent em alguns servidores.
Possui o VPNBook que traz alguns anúncios, mas não são muitos exibidos.
Dê a sua avaliação também.
12. ExpressVPN
- Conexão com mais de 90 países
- Teste de 30 dias grátis
- Desbloqueio do Netflix
O ExpressVPN disponibiliza uma conexão em mais de 90 países, além de contar com mais de 3.000 servidores em 160 localizações, com altas velocidades. Além de ser ideal para fazer streaming, como o Netflix, baixar ou enviar torrents.
Essa VPN permite ainda que seja personalizada, através do recurso de tunelamento dividido (split tunneling), selecionando quais apps e serviços serão criptografados durante a navegação.
Por possuir o recurso Media Streamer, o ExpressVPN ajuda o usuário a acessar conteúdos em plataformas que não oferecem suporte a VPNs, podendo assistir estes conteúdos em TVs e consoles de videogame, por exemplo.
Ele possui suporte para conexões P2P em todos os servidores, além de trazer um recurso chamado Smart Location, o qual escolhe o melhor servidor de acordo com a necessidade do momento da navegação. Ainda é conhecida por contornar o bloqueio da China, chamado de Grande Firewall, de maneira constante e segura.
Oferecendo uma robusta proteção de dados, a ExpressVPN possui criptografia de 256 bits, sem contar com proteção contra vazamento de DNS e kill switch para sua conexão ficar mais segura. Disponibiliza também a tecnologia TrustedServer, que garante que cada servidor do ExpressVPN sempre carregue exatamente o mesmo software seguro e atualizado, o que reduz os riscos de seguros de forma constante.
Além disso tudo, essa VPN possui reembolso com até 30 dias de uso.
Veja também a avaliação de um especialista em tecnologia.
Perguntas frequentes
Estas VPNs funcionam em todos os outros dispositivos?
As VPNs informadas aqui oferecem apps e sites para os principais sistemas operacionais.
As VPNs informadas armazenam logs?
Não. Nossa lista inclui serviços seguros de VPN, que não armazenam logs de suas atividades de navegação, deixando o usuário mais tranquilo.
É ilegal usar VPN?
O uso de VPNs é liberado em mais de 95% do mundo. Os países que fazem a proibição do uso da VPN são: China, Iraque,Turquia, Omã, Irã, Rússia, Bielorrússia, Turquia e Emirados Árabes Unidos. Lembre-se que a VPN se torna ilegal a partir do momento que você faz uso para algo ilegal.
Como fazer teste de vazamento de IP?
Explicamos aqui passo a passo através de
como realizar um teste de vazamento de IP.
Resumo
Para escolher a VPN que mais se adeque a todas as suas necessidades é preciso ter em mente que as gratuitas não possuem essa qualidade em todos os seus pontos. É preciso analisar cada detalhe, uma a uma, o que é oferecido para que seja comparado e assim seja feita a melhor escolha.
Ainda que as versões grátis atendam aos itens básicos de quem deseja contornar a censura em blogs e sites de notícias e ter seus dados a salvo de invasões, elas podem não conseguir desbloquear serviços de streaming de vídeos, como o Netflix e HBO, por exemplo.
O ideal é fazer o teste das VPN que indicamos aqui, antes de fazer o uso único de uma e pagar por esse plano. Esta lista que criamos pode te ajudar a definir por onde começar a usar uma VPN, para que cada uma é mais indicada e assim ter a sua avaliação da que mais se adequa à você.
Dica de leitura:
- As melhores VPNs de 2020
- As melhores VPNs para MAC
- VPNs para IOS
- 10 melhores VPNs para torrents
- VPNs para android
- Melhores VPNs para EUA
Descontos para VPNs
Quer adquirir uma VPN segura? Temos 114 cupons de desconto em diversas VPNs para você não ter mais problema de segurança de dados e conexão. Aproveite agora o seu e assista a todos os filmes da Netflix!