A pergunta que muitas pessoas fazem é: Por que pagar por um serviço se posso ter uma VPN Grátis? Realmente, uma solução gratuita pode ser o suficiente para você, tudo depende de quais os objetivos da sua utilização.
Suponhamos que você está escolhendo um carro e está em dúvida entre um carrinho velho que o seu pai quer lhe dar ou comprar um Zero KM. Qual opção será melhor? Depende de quanto você dirige.
A verdade é que muitas pessoas vão ter tudo o que precisam na opção gratuita. Por outro lado, em diversos casos a VPN Grátis não irá atender as necessidades, e o barato pode sair caro. Portanto, criamos este artigo para você entender de uma vez por todas a diferença entre as duas opções e quando vale a pena pagar pelo serviço. Continue lendo para saber mais.
Diferenças entre VPN Grátis x VPN paga
Quando contratamos um serviço grátis, não esperamos uma coisa perfeita, certo? Qualquer solução de VPN possui custos com servidores, suporte, gerenciamento de dados e de IP’s. Em suma, nada disso é de feito de graça, e o cliente irá pagar de uma forma ou de outra.
Assim, os serviços de VPN Grátis possuem alguma forma de monetizar seu serviço, seja com anúncios ou oferecendo uma opção mais completa e paga. Por isso, uma das principais diferenças é a limitação de recursos. As opções gratuitas costumam ter um limite de acessos simultâneos e de largura de banda.
Mas e aquelas VPNs que prometem ser ilimitadas e sem nenhum custo? Bom, esses são os casos em que você deve ter mais cuidado.
De fato, a maioria delas são de companhias que lucram com a venda dos dados dos usuários para patrocinadores. Isto simplesmente não pode ser aceito por um usuário de VPN, visto que o serviço justamente tem a missão de aumentar a privacidade e a segurança do cliente.
Para entender melhor, vamos analisar os testes realizados pelo VPN Mentor. Eles descobriram que a maioria das opções gratuitas são da China (ironicamente, um país onde o governo estipula fortes sistemas de de censura no acesso a sites). Porém, o mais impactante é que a política de privacidade dessas empresas admite não só guardar logs com dados dos usuários, mas que eles também podem ser compartilhados com terceiros!
Não estamos dizendo que toda VPN grátis é ruim: alguns serviços são muito bons. Contudo, a opção gratuita pode trazer grandes riscos para a sua segurança.
Suporte Técnico
A maioria das VPN Grátis – como qualquer outro serviço gratuito – não oferece suporte técnico. Isso é um problema sobretudo para uso empresarial, pois nada adianta você economizar em uma mensalidade e perder dinheiro ou abrir sua rede para hackers devido a problemas para os quais sua VPN não dá suporte.
Aliás, para uso em empresas de qualquer tamanho, uma VPN Grátis simplesmente não vale a pena, visto que é possível contratar um serviço premium por preços bem interessantes. As melhores VPN possuem, além de um bom suporte técnico, uma documentação completa.
Quais os riscos de uma VPN Grátis?
A grande questão é a seguinte: procuramos uma VPN por segurança e privacidade, mas as opções gratuitas muitas vezes ganham dinheiro abrindo mão destas duas coisas, vale a pena? Só é possível responder a essa pergunta entendendo os riscos de uma VPN Grátis
Rastreamento e venda de dados a terceiros
Uma grande parte das VPNs gratuitas ganha dinheiro rastreando sua atividade online e vendendo os seus dados para que terceiros te encham de propaganda. Isso significa que sua privacidade está comprometida, na medida que outras empresas estão acessando seus dados de navegação.
Se você já entendeu o que é VPN, sabe que terceiros acessando seus dados é justamente o que você quer evitar ao contratar o serviço. A Betternet VPN, por exemplo, ganha dinheiro dessa forma.
Entretanto, algumas empresas vão mais além, aplicando redirecionamentos para sites de parceiros diretamente no navegador do cliente.
Navegação interrompida por anúncios
A forma mais comum que as VPN Grátis têm para cobrir seus custos é com anúncios de patrocinadores. Isso significa ter a navegação constantemente interrompida por propagandas. Assim, você não paga com dinheiro, mas com sua atenção.
Mas o grande problema não é o fato dos anúncios serem chatos, e sim que grande parte deles pode não ser limpo de vírus e malwares. Dessa forma, eles podem te redirecionar a um site infectado – ou até gerenciado – por agentes maliciosos. Basta um clique errado e pronto: você abriu a segurança da sua rede.
Velocidade baixa
VPNs gratuitas tendem a limitar a velocidade da conexão intencionalmente para que os clientes não abusem do serviço. Porém, não é só isso que deixa o serviço lento. O que acontece é que a VPN Grátis possui poucos servidores e muitos anúncios, o que sacrifica a performance.
Assim, se você procura uma VPN para assistir vídeos, streaming ou jogos online, as gratuitas podem não ser uma boa opção. Isto porque a velocidade é parte crucial de uma boa experiência nessas utilizações. Por outro lado, as VPNs pagas garantem maior redundância de servidores, o que fornece uma velocidade bem maior aos usuários.
Segurança fraca
Se a sua principal preocupação ao utilizar uma VPN é a segurança dos seus dados, o serviço grátis não é a melhor opção. Em primeiro lugar, só o fato de você estar preocupado com esse aspecto já significa que você trafega dados sensíveis e informações de valor. Por isso, sem dúvida sai mais barato pagar por um serviço premium de qualidade.
O que ocorre é que a maioria das VPN Grátis utilizam protocolos de segurança falhos ou obsoletos, como o PPTP. Além disso, os anúncios e venda de dados expõe sua rede constantemente a terceiros. Diferentemente, as VPN premium oferecem protocolos robustos de segurança, além de garantir que ninguém interfira em sua conexão.
O fato é que às vezes, na ânsia de assistir um filme ou burlar uma barreira de região, você não irá pensar na segurança. Porém, mais tarde, quando você receber aquela fatura de cartão de crédito com uma compra desconhecida em dólar, poderá lembrar disso.
Quando uma VPN Grátis vale a pena?
Conhecendo os ricos e problemas de uma VPN Grátis, vale a pena utilizar uma? A resposta é sim para alguns casos. Alguns exemplos são:
- Usos eventuais em redes conhecidas;
- Em viagens curtas em que você precisa acessar um site do seu país de origem que é bloqueado pela sua atual localização;
- Quando você não utiliza dados sensíveis ou a segurança do dispositivo não está entre suas principais preocupações;
- Para conectar apenas um dispositivo, sem precisar de muita velocidade.
Dessa forma, se o seu uso é mais restrito e as limitações do serviço não te atrapalham, utilize uma VPN Grátis. No entanto, recomendamos fortemente que você não utilize uma opção que oferece recursos ilimitados grátis. Geralmente, existe alguma “pegadinha” nessa oferta.
Procure utilizar serviços premium que oferecem um plano gratuito ou período de teste grátis. Esta é uma forma de garantir segurança sem precisar pagar pelo serviço logo de cara. Assim, você poderá um dia até fazer upgrade para um plano pago se suas necessidades mudarem. Boas opções são:
- Windiscribe: Possui um plano gratuito com a mesma velocidade do premium;
- ExpressVPN: Oferece reembolso em 30 dias de forma descomplicada;
- TunnelBear: Possui um plano gratuito para até 500mb;
- ProtonVPN: Tem um plano gratuito bem bacana para quem quer utilizar apenas um dispositivo.
Moral da história
Enquanto uma VPN Grátis pode ser satisfatória para alguns casos, em outros ela pode sair muito mais cara que uma opção paga. Tudo depende do caso, para algumas pessoas a opção gratuita irá realmente satisfazer todas as suas necessidades.
Porém, vale a pena sempre utilizar as opções gratuitas das VPN premium. Nestes serviços, eles não têm pegadinhas e nem abusam dos seus dados, apenas estão oferecendo uma opção gratuita para você testar, e quem sabe, um dia ser um cliente pago.
A verdade é que as VPNs premium são bem baratas pela qualidade do serviço que elas oferecem. Empresas conceituadas, como a NordVPN, entregam um serviço seguro e veloz com baixo preço. Geralmente os clientes não se arrependem de pagar por isso, sejam gamers, empresas com home office ou usuários de serviços de streaming.
Enfim, está na hora de começarmos a levar a segurança de rede mais a sério, pois os dados da nossa vida estão trafegando nela. Pense nas senhas, números de cartão de crédito e dados bancários que inserimos sem piscar os olhos. E as informações, fotos e dados que nossos filhos enviam na rede doméstica? Em resumo: pagar por uma das melhores VPN pode significar uma grande economia em termos de segurança e privacidade.
Gostou do post? Não deixe de compartilhar com seus amigos. Fique ligado no blog para acompanhar dicas, tutoriais, reviews e artigos sobre VPN!