A popularidade do Whatsapp no Brasil é imensa, o que o torna de longe o principal app de mensagem usado em smartphones. No entanto, com o aumento da utilização do Telegram, muitas pessoas têm ficado em dúvida sobre migrar ou não de um serviço para o outro.
Dessa forma, a pergunta que surge é: qual devo escolher entre Telegram ou Whatsapp? Ambos os serviços, apesar de muito similares, apresentam profundas diferenças de funcionalidades, compatibilidade e sobretudo segurança.
Neste artigo, separamos os principais pontos positivos e negativos de cada uma das ferramentas para você escolher considerando aquilo que mais pesa na sua situação.
História do Telegram
Apesar da crescente popularidade e de possuir mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo, não é pequeno o número de pessoas que nunca ouviu falar no Telegram. Trata-se de um aplicativo de mensagem criado em 2013 pelo programador russo Pavel Durov, também criador da rede social VKontake, muito popular em seu país de origem.
Após uma relação conturbada com o governo de seu país, Pavel mudou-se da Rússia e transferiu suas operações para Dubai. Atualmente, o Telegram é financiado – segundo dados oficiais – basicamente pela fortuna do seu fundador bilionário.
História do Whatsapp
O Whatsapp completou uma década de vida em 2019, o aplicativo foi criado por 2 antigos funcionários da Yahoo. Posteriormente, a empresa foi vendida ao Facebook em 2014.
Com mais de 1,5 bilhões de usuários mensais ativos, o Whatsapp está entre as 3 redes sociais mais utilizadas no mundo, ficando atrás apenas do Facebook e do YouTube.
Principais diferenças
Se você já utilizou o Telegram ou o Whatsapp e conhece bem o funcionamento dos aplicativos de mensagem, poderá achar que as duas ferramentas são basicamente a “mesma coisa”. De fato, os dois serviços possuem muitas semelhanças, mas existem diferenças fundamentais. Vamos ver as principais delas.
Limitações de grupos de conversa
Seja no Telegram ou no Whatsapp, os grupos de conversa estão entre as principais utilidades das ferramentas. Você certamente participa de um ou mais grupos de trabalho, família ou amigo.
Pois bem, este recurso é muito parecido em ambos aplicativos. Entretanto, existe uma grande diferença referente ao tamanho permitido para os grupos. Enquanto o Whatsapp limita o número de participantes para 256, o Telegram permite grupos de até 200 mil membros! Dessa forma, ele é utilizado principalmente por pessoas, empresas ou blogs que querem reunir um grande número de participantes em uma grande conversa.
Chamadas em vídeo
Este é provavelmente o principal ponto positivo do WhatsApp em relação ao Telegram: a possibilidade de fazer ligações e chamadas em vídeo.
Em compensação, o Telegram permite o envio de mensagens de vídeo gravadas, algo que é inclusive preferido por muitos usuários.
Envio de arquivos pesados
Tanto o Telegram quanto o Whatsapp permitem o compartilhamento de arquivos como PDFs, vídeos, fotos, documentos, entre outros. Entretanto, a diferença está na limitação do tamanho dos arquivos.
Enquanto o Whatsapp permite que seus usuários encaminhem documentos com até 100 MB, o Telegram possibilita o envio de arquivos com incríveis 1,5 GB! Espaço mais do que generoso comparado ao seu principal concorrente.
Programas Multiplataformas
Seja o Telegram ou o Whatsapp, ambas as tecnologias vão além do smartphone. Entretanto, o funcionamento do Telegram em outros dispositivos é bem melhor que o do Whatsapp.
O Telegram possui uma versão web que funciona diretamente no navegador de forma independente. Ou seja, você pode se conectar e conversar com seus amigos por mensagem através do PC mesmo sem estar logado no smartphone, algo que não é possível com o Whatsapp Web.
Além disso, o Telegram ainda conta com versões Destkop para Windows, Mac e Linux.
Segurança
Comparando puramente os protocolos de segurança, teoricamente o usuário terá o mesmo nível de proteção utilizando o Telegram ou Whatsapp. Entretanto, o Telegram pode ser considerado mais seguro por possuir um serviço chamado de Conversa Secreta.
Trata-se de um tipo de conversa que adiciona uma camada extra de proteção com criptografia de ponta a ponta. Além disso, ao utilizar este tipo de conversa o usuário não poderá encaminhar suas mensagens e nem tirar print da tela.
Mas e caso a pessoa tire uma foto da tela com outro dispositivo? Bem, isso obviamente é possível, mas para trazer mais segurança o Telegram tem a opção de mensagem com timer de autodestruição. Através deste recurso, o usuário pode predeterminar um tempo para que a mensagem se autodestrua após ser recebida.
Em termos de segurança, vale ressaltar também que o fato de o Whatsapp ter sido comprado pelo Facebook gerou uma onda de preocupação dos usuários com a privacidade dos seus dados. Afinal de contas, a empresa de Zuckerberg ficou famosa por não ter o melhor dos cuidados com as informações sensíveis dos seus usuários.
Formas de monetização
Uma das principais dúvidas dos usuários preocupados com a segurança é sobre a forma utilizada por estas empresas para ganhar dinheiro já que o serviço é gratuito. Afinal de contas, bilhões de dados sensíveis são trafegados diariamente, e garantir a privacidade das informações é uma preocupação crescente entre o público geral.
Essa preocupação fica ainda mais acentuada pelo fato do Whatsapp ser propriedade do Facebook, empresa que já protagonizou um escândalo de vazamento de dados. Com isso, apesar da informação do dono e CEO Mark Zuckerberg de que as falhas de vazamento de dados já foram resolvidas, sempre fica a dúvida dos usuários sobre seus dados serem ou não disponibilizados a terceiros para campanhas de publicidade.
Já o Telegram afirma que não tem interesse em ganhar lucro. Assim, a informação oficial é de que a ferramenta é financiada por doações de Pavel Durov – bilionário e fundador do Telegram.
Por sua vez, o Whatsapp está cada vez mais inclinado a monetizar a ferramenta através de publicidade. Uma das formas de fazer isso seria através da taxação das empresas que utilizam o Whatsapp Business para enviar mensagens com anúncios em massa para usuários do app. Isso faz com que a preocupação com a privacidade dos dados trafegados só aumente.
Afinal de contas, Telegram ou Whatsapp?
Como vimos, ambas as ferramentas possuem seus pontos positivos e negativos, e o que vai determinar o que é melhor para você é o tipo de uso pretendido.
A bem da verdade, não há nada (a não ser o espaço em disco de seu smartphone) que te impeçam de utilizar os dois apps simultaneamente. Assim, você pode usufruir dos benefícios das duas opções.
Mas para não ficar em cima do muro, consideramos que o Telegram leva vantagem sobre o Whatsapp. Apesar de não ter o recurso de chamada de vídeo, as demais vantagens do aplicativo (como versão web independente) compensam essa carência.
Os cuidados com a privacidade também não podem ser deixados de lado, seja ao utilizar Telegram ou Whatsapp. Atualmente, as maiores empresas do mundo são aquelas que lidam com tecnologia e dados dos usuários, o que mostra o quão valiosas são as suas informações.
Dessa forma, ter a proteção adequada para enviar suas mensagens, documentos e fotos é um assunto bem sério. Seja qual for o recurso interessante ou o preço baixo oferecido por alguma ferramenta, nada é mais importante do que a segurança e a privacidade.